top of page
  • Foto do escritorGrupo Acolher e Cuidar Franchising

O que devo levar em conta na hora de escolher uma franquia?



Muitas pessoas têm vontade de entrar no mundo dos negócios, porém não sabem como começar. Qual o modelo de negócios ideal para o meu perfil? Será que o mercado de franchising é o melhor para mim?


Para ter essas respostas, é primordial analisar direitinho alguns detalhes do negócio ao qual você está pensando em aderir:


? O que chamou a sua atenção nessa marca em relação às outras?


Ao decidir investir no mercado de franquias, é normal ficarmos indecisos diante da enorme gama de possibilidades. Afinal, o mundo do franchising oferece muitas opções, nos mais diversos setores! Por isso, fique atento a quais fatores fazem uma empresa se destacar para você: o reconhecimento da marca? O suporte ao franqueado? Identificar isso pode ser um bom filtro na hora de analisar todas as possibilidades.


? O know-how e o suporte oferecido aos franqueados é um diferencial a se observar.


Por isso, fique atento à apresentação do modelo de negócio, oferecida pela empresa geralmente nos primeiros contatos com o possível franqueado. Qual é o conhecimento técnico de quem está à frente daquele negócio? A empresa oferece suporte técnico em outras áreas operacionais? É importante também procurar saber mais sobre esses tópicos no momento do contato com o representante da empresa: afinal, nem tudo que está na proposta é exatamente como está descrito ali. Entenda todos os detalhes antes de fechar negócio!


Uma boa forma de ter um termômetro é conversando com outros franqueados. Qual está sendo a experiência deles com a marca?


Embora a dimensão do reconhecimento de uma marca possa impressionar, nem sempre ele é sinônimo do oferecimento de um bom suporte aos franqueados. Por isso, uma boa alternativa é realizar uma pesquisa também com quem já faz parte do time da empresa: eles proporcionam uma boa experiência ou deixam a desejar? O modelo de negócio oferecido foi estável ou foi necessário “correr atrás” de algo a mais?


E, por mais que a intenção inicial não seja essa, também é indispensável analisar a possibilidade de um encerramento. Analise os trâmites necessários para o caso de transferência da franquia para terceiros ou até mesmo de um encerramento. Mantenha-se preparado para todas as possibilidades!

7 visualizações

Comments


bottom of page