top of page

Nova visão em Lima, O projeto acolhedor de Edith

  • Foto do escritor: Grupo Acolher e Cuidar Franchising
    Grupo Acolher e Cuidar Franchising
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
ree

Enxergar o mundo com clareza é algo que muitos consideram natural, mas para milhares de idosos, especialmente em contextos de vulnerabilidade, essa é uma realidade cada vez mais distante. A perda gradual da visão não apenas limita atividades cotidianas, como ler uma carta ou reconhecer um rosto, mas também afeta profundamente a autoestima, a independência e o sentido de pertencimento.


Segundo a matéria publicada no portal Organização Mundial da Saúde, Edith Chávez, trabalhadora do programa Pensión 65, liderou nos últimos três anos mais de 70 eventos de triagem visual na região de Lima, oferecendo exames gratuitos e óculos, para pessoas idosas afetadas por presbiopia, uma condição comum que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Essa intervenção oferece mais do que simples correção visual, devolve autonomia, dignidade e a capacidade de desempenhar tarefas cotidianas como leitura e escrita,  aspectos fundamentais para o bem‑estar psicológico e social no processo do envelhecimento.


O alcance nacional do programa vai além da capital peruana, a parceria entre Pensión 65 e algumas instituições locais, já beneficiaram mais de 328 000 pessoas idosas em todo o Peru, devolvendo o direito de acessar lugares, que ao decorrer do tempo foi perdido devido a dificuldade em enxergar. Essa colaboração mostra como soluções comunitárias, fundamentadas em parcerias eficazes, podem gerar um impacto real e sustentável na vida daqueles que muito contribuíram ao longo de toda vida.


E essas iniciativas tão inspiradoras, que transformam vidas com o cuidado, centradas nas necessidades reais da pessoa idosa, mostram a força de um acolhimento especializado e dedicado. As ações da Assistência domiciliar, juntamente com uma equipe multidisciplinar, são capazes de promover avaliações direcionadas à dificuldade visual nessa fase do envelhecimento,  e a reabilitação em casa pode ser a diferença que falta para que a pessoa idosa possa retomar projetos de vida com autonomia. 



 
 
 

Comments


2022 © Grupo Acolher e Cuidar. Todos os Direitos Reservados.​​

bottom of page