top of page

Como se tornar um super idoso, o DNA dos super idosos revela o segredo da longevidade

  • Foto do escritor: Grupo Acolher e Cuidar Franchising
    Grupo Acolher e Cuidar Franchising
  • 6 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Em meio ao envelhecimento acelerado da população brasileira, evidências apontam que atividade física regular, alimentação baseada em comida de verdade, sono adequado, vínculos sociais, manejo do estresse, estímulos cognitivos, consumo moderado (ou ausência) de álcool, abandono do tabagismo, vacinação em dia e controle de doenças crônicas formam o núcleo do “pacote” que prolonga a vida com autonomia. Mais do que intervenções pontuais, trata-se de rotinas consistentes, sustentadas por acompanhamento profissional e ambientes que facilitem escolhas saudáveis.


Segundo matéria publicada no portal Instituto Longevidade MAG, pessoas que chegam aos 80, 90 anos ou mais com alta funcionalidade, apontam que longevidade saudável depende menos do DNA e mais de escolhas acumuladas ao longo da vida. O cardiologista Eric Topol, da Scripps Research, compilou evidências do estudo Wellderly (com cerca de 1,4 mil octogenários) e concluiu que não há “pílula mágica”. O sistema imunológico preservado e estilo de vida pesam mais que uma suposta herança genética protetora.


A matéria também destaca exemplos concretos de um paciente remador, que é campeão mundial de 93 anos, e que começou a treinar aos 73 anos  para ilustrar que nunca é tarde para ganhar capacidade funcional. A aposta da ciência mira a prevenção e a personalização do cuidado, combinar dados, clínica e rotina para prever riscos e agir antes que pequenos declínios virem grandes perdas.


Através da assistência domiciliar, levar o cuidado para dentro de casa com equipe multidisciplinar cria um ambiente ideal para transformar evidências em prática, prescrevendo segurança em cada atividade física, treino de força que promove o equilíbrio e previne quedas. No cotidiano, isso se traduz em menos reinternações, mais autonomia e no que realmente importa para a pessoa idosa e para quem se preocupa com o cuidado, poder decidir o próprio caminho, com saúde e propósito.


 Saiba mais no link:


 
 
 

Comentários


2022 © Grupo Acolher e Cuidar. Todos os Direitos Reservados.​​

bottom of page