Achava que era apenas uma selfie: O golpe do reconhecimento facial facilita fraudes
- Grupo Acolher e Cuidar Franchising
- há 15 minutos
- 2 min de leitura

O mundo moderno nos surpreende com golpes cada vez mais sofisticados, especialmente direcionados a quem já viveu muito e merece tranquilidade. Entre eles, destaca-se o uso indevido da tecnologia de reconhecimento facial para prejudicar os mais vulneráveis. Compreender como esses golpes funcionam é o primeiro passo para proteger quem precisa de segurança e acolhimento.
A matéria publicada no portal Instituto de Longevidade, revela que criminosos têm utilizado fotos e documentos de idosos para contratar empréstimos ou abrir contas fraudulentas em seus nomes, sem que as vítimas percebam imediatamente, usando a tecnologia de reconhecimento facial como substituta da assinatura tradicional. Em um caso relatado, uma aposentada tirou várias fotos acreditando estar apenas tirando “selfies”, e um mês depois descobriu que havia um desconto de R$ 600 no seu benefício mensal. Essa situação destaca o quanto a ingenuidade diante de um aparente gesto inofensivo pode resultar em consequências sérias.
Segundo especialistas, os criminosos identificam que as vítimas mais vulneráveis são as pessoas idosas, por conta da falta de familiaridade com a tecnologia e com bancos digitais. Abordagens comuns incluem falsos entregadores de presentes, agentes de saúde ou até mesmo representantes de alguma entidade governamental. Em certos casos, as fraudes chegam a envolver quantias altíssimas, gerando um impacto financeiro e emocional profundo prejudicando ainda mais o processo de envelhecimento saudável.
Proteger quem envelhece com respeito e serenidade exige tanto atenção aos golpes modernos quanto um olhar cuidadoso para as necessidades afetivas e cotidianas. Pensando nisso, a Assistência domiciliar garante um ambiente seguro, próximo da família e com atenção acolhedora que faz toda a diferença. Uma equipe Multi qualificada e dedicada promove, tanto a proteção contra situações como essas quanto o conforto e a companhia que trazem verdadeira tranquilidade ao lar.
Saiba mais no link: https://institutodelongevidade.org/longevidade-financeira/dinheiro/golpe-do-reconhecimento-facial
Comments