top of page

Entre cavalos e cuidado integrado, Projeto Sara trás Equoterapia para pessoas Idosas

  • Foto do escritor: Grupo Acolher e Cuidar Franchising
    Grupo Acolher e Cuidar Franchising
  • 1 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Envelhecer é um grande desafio porque o corpo impõe limites, mas também é uma grande oportunidade, porque a vida ganha novas formas de significado. Na terceira idade, a busca por bem-estar ultrapassa a dimensão física e se transforma em uma jornada de autoconhecimento, de reconexão com a natureza e de reencontro com a própria essência. É nesse cenário que surgem iniciativas capazes de resgatar não apenas a vitalidade, mas também a sensibilidade e a espiritualidade que muitas vezes ficam esquecidas no ritmo acelerado do cotidiano.


Segundo o artigo postado no portal Instituto de Longevidade MAG, as equoterapeutas Rubianne Medrano e Camila Gouveia, promovem uma ação com o propósito de gerar saúde física, emocional e cognitiva através da reconexão com os cavalos. Embora o projeto utilize técnicas conhecidas da equoterapia, como exercícios com braços abertos, olhos fechados e alongamentos montados, a proposta vai além, incluindo terapias integrativas. O “Projeto Sara”, batizado com esse nome em homenagem a uma das éguas que participam do projeto, tem um impacto profundo tanto nas pessoas idosas quanto na comunidade envolvida.


Os exercícios realizados durante as atividades proporcionam ganhos importantes para a saúde física das pessoas idosas. A montaria, por exemplo, exige postura, equilíbrio e coordenação motora, fortalecendo a musculatura e auxiliando na respiração. Já as práticas de alongamento e movimentação ao lado dos cavalos estimulam a flexibilidade e ajudam a manter a mobilidade, fatores essenciais para a autonomia na terceira idade. Segundo as terapeutas responsáveis, o projeto é um recurso terapêutico capaz de contribuir diretamente para a qualidade de vida desses idosos.


Diante dos desafios crescentes da longevidade, a Assistência Domiciliar se apresenta como um componente vital, porque ela promove juntamente com uma equipe multidisciplinar, atividades físicas e terapêuticas. Programas como o Projeto Sara mostram que intervenções personalizadas, sensíveis e com cuidado emocional podem complementar muito bem o acompanhamento domiciliar, fortalecendo a autonomia, bem-estar e qualidade de vida. 




 
 
 

Comentários


2022 © Grupo Acolher e Cuidar. Todos os Direitos Reservados.​​

bottom of page