Eles Vão Cuidar de Você, Mas o que pensam sobre envelhecer?
- Grupo Acolher e Cuidar Franchising
- 4 de ago.
- 1 min de leitura

O envelhecimento está longe de ser um simples estágio final da vida, representa um período de experiências, conhecimento e potencial para contribuições sociais. No entanto, perpetuam no ambiente da saúde estereótipos que associam o envelhecimento a limitações, dependência e senilidade. Esse tipo de comportamento, tem potencial de impactar negativamente tanto o atendimento quanto a própria saúde das pessoas idosas.
Segundo a matéria publicada pelo site Portal do Envelhecimento e Longeviver, a Profa. Dra. Marta De La Caridad Martin Carbonell, da Universidad Cooperativa de Colombia, fará o lançamento de uma pesquisa latino-americana, com o objetivo de investigar estereótipos sobre a velhice entre estudantes dos cursos da área da saúde. Esse estudo se apresenta, portanto, como um instrumento fundamental para compreender, refletir e transformar essas representações em futuros agentes de mudança.
Entre tantos desafios, explorar os estereótipos presentes na formação de novos profissionais da saúde, podem impulsionar ações educativas capazes de desconstruir preconceitos, promover o respeito e valorizar práticas pedagógicas que promovam a empatia e a equidade. No futuro, os resultados poderão subsidiar currículos acadêmicos mais sensíveis à questão da diversidade etária, fomentar políticas de atenção integral ao envelhecer.
Diante disso, promover serviços especializados que garantam a qualidade de vida, bem estar e segurança, dentro do ambiente domiciliar no cuidado com a pessoa idosa, tem se tornado cada vez mais essencial. E esse acolhimento de Profissionais Multi na Assistência domiciliar, tem gerado transformações significativas, no desenvolvimento da autonomia diante do processo de envelhecimento.
Saiba mais no link:
Comentários