Cuidado Com A Curva: Atenção E Cuidado Com A Coluna Das Pessoas Idosas
- Grupo Acolher e Cuidar Franchising
- 7 de ago.
- 2 min de leitura

Observamos o surgimento de uma postura mais curvada com o avanço da idade, os ombros são projetados à frente e a coluna desenvolve uma acentuação da curvatura torácica. Isso leva a uma questão essencial: até que ponto essa alteração fisiológica é aceitável, e quando passa a representar um problema à saúde? A coluna vertebral possui curvaturas naturais, que são fundamentais para o equilíbrio e a absorção de impactos do corpo humano. Entretanto, com o envelhecimento há um desgaste gradativo dos discos invertebrais.
Uma matéria publicada no portal CNN Brasil revela que há uma linha tênue entre o que é um desenvolvimento esperado do envelhecimento, e o que configura um risco clínico que exige atenção especializada. Quando o arqueamento torácico é discreto e geralmente associado a vida sedentária, à má postura ao longo dos anos ou à perda muscular, estamos diante da chamada cifose postural. Essa condição costuma ser assintomática e reversível por meio de exercícios físicos, alongamentos e ajustes posturais. Já a hipercifose, caracterizada por uma curvatura excessiva acima de 50 graus, ultrapassa os limites da variação normal e pode ocasionar dores, restrições de movimento e até comprometimento respiratório.
O envelhecimento saudável não resulta, necessariamente, numa postura curva acentuada. Embora um leve arqueamento da coluna possa ser encarado como parte normal do envelhecer, especialmente em contextos de inatividade ou anos de postura inadequada, é correto afirmar que as consequências típicas da idade podem ser mitigadas. Contudo, quando esse arqueamento se torna extremo, diverso dos efeitos esperados, é sinal de alerta para condições como hipercifose e osteoporose.
Desse modo, para retardar, reverter ou tratar a acentuação postural no envelhecimento, o acompanhamento feito pela Assistência domiciliar é fundamental, pois através de atividades estruturadas e desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, é possível promover a reabilitação de pessoas idosas. Reconhecer esses sinais o quanto antes, são destravadas fundamentais para garantir autonomia e integridade funcional para seu ente querido idoso.
Saiba mais no link:
Comentários