Conexões Sociais No Envelhecimento: Viver Bem É Também Viver Junto
- Grupo Acolher e Cuidar Franchising
- 8 de ago.
- 2 min de leitura

Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, marcado por avanços tecnológicos, surgem novos desafios para garantir a qualidade de vida no envelhecimento. Entre esses desafios, a solidão e o isolamento social se destacam como riscos silenciosos. Longe de ser apenas um sentimento passageiro, entre os mais afetados estão as pessoas idosas, que, com o avanço da idade, frequentemente se deparam com o afastamento social, a perda de vínculos afetivos e a redução da autonomia.
Segundo a matéria postada no portal World Health Organization, a Comissão de Conexão Social da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou em relatório que a solidão, condição que afeta cerca de 1 em cada 6 pessoas no planeta, está associada a graves consequências e esse número tende a aumentar com o avanço da idade. O afastamento dos vínculos profissionais, a perda de amigos e familiares, e a redução da mobilidade física são fatores que tornam a pessoa idosa mais vulnerável ao isolamento.
O envelhecimento populacional é uma realidade crescente em todo mundo, e a ausência de conexões sociais nessa fase da vida não impacta apenas o bem-estar emocional, ela está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, depressão, diabetes e até demência. A ciência comprova que, conexões sociais fortes têm efeito protetor, reduzindo inflamações, melhorando o humor, e aumentando a longevidade. Negligenciar esse fator é ignorar um dos pilares da saúde integral.
Conexão social é parte fundamental do compromisso em promover um cuidado integrado, através da Assistência domiciliar a atuação acontece de forma acolhedora, para criar um ambiente onde a pessoa idosa se sinta valorizada, incluída e acima de tudo respeitada. A equipe Multidisciplinar, ajuda a resgatar o senso de pertencimento, estimula o diálogo e atua como ponte entre a pessoa idosa e sua rede de apoio familiar. Cuidar do vínculo é, também, cuidar da vida.
Saiba mais no link:










Comentários