A dor da perda no envelhecimento, O que o luto nos ensina
- Grupo Acolher e Cuidar Franchising
- 22 de ago.
- 2 min de leitura

Perder algo ou alguém significa muito mais do que sentir saudade, é desconstruir certezas, redesenhar afetos e, às vezes, questionar o sentido da própria existência. É nesse movimento delicado, que surge a possibilidade de reconstruir histórias, cultivar memórias e renovar propósitos, especialmente na maturidade, quando as perdas muitas vezes se acumulam. Entender o luto como parte da vida que pode ensinar, e não apenas doer, é reconhecer que, mesmo após uma ausência, ainda há espaço para conexão, criação e recomeço.
Segundo artigo publicado no portal do Instituto de Longevidade MAG, escrito pela psicóloga Gláucia Tavares, trás uma pergunta muito importante, “seria possível ressignificar o sentimento de perda, mesmo no processo de envelhecimento?”. Ela destaca que o luto não se limita somente à morte, ele também é uma experiência que ultrapassa a perda física de alguém querido. Pode surgir também diante da perda de funções, da autonomia, de papéis sociais ou de espaços de convivência que davam sentido à vida.
A psicóloga também ressalta que o luto pode e deve ser compartilhado, pois a troca de memórias e a construção conjunta de significado são ferramentas valiosas para enfrentar as ausências, que muitas vezes ocorrem entre a população idosa. Essa troca tem um papel relevante, pois ao relembrar histórias, celebrar conquistas e reconhecer legados, é possível manter o sentido de pertencimento, o que contribui para reduzir sintomas de depressão e ansiedade.
Quando o luto é acolhido como etapa de transformação, não apenas de perda, surge uma nova forma de caminhar, com um novo propósito e significado em ver a vida. Em situações delicadas como essas, serviços especializados de assistência domiciliar, podem ser o suporte silencioso que ajuda a ressignificar o vazio. Ao promover apoio emocional, cuidado contínuo e estímulo à participação ativa, a equipe multi contribui para que a pessoa idosa permaneça cercada de segurança, respeito e vínculos que fortalecem sua dignidade e qualidade de vida.
Saiba mais no link: https://institutodelongevidade.org/longevidade-e-saude/saude-mental/luto-ressignificar










Comentários