Vida sexual saudável na maturidade
- Grupo Acolher e Cuidar Franchising
- 11 de abr.
- 2 min de leitura

Uma matéria publicada pelo site do Estado de Minas buscou discutir os desafios e soluções para manter uma vida sexual saudável durante a maturidade, com foco especial nas mudanças que ocorrem na menopausa. A matéria conta com depoimentos de especialistas que explicam que, nessa fase, as mulheres enfrentam alterações hormonais significativas, como a redução dos níveis de estrogênio, que podem resultar em sintomas como ardência ao urinar, diminuição ou ausência de lubrificação vaginal, coceira, redução da libido e atrofia genital, afetando negativamente a qualidade de vida e a autoestima.
O urologista Joselito Nogueira explica que esses sintomas são comuns durante a menopausa devido à baixa produção de estrogênio, hormônio responsável pela manutenção das células e mucosas femininas. Para aliviar esses desconfortos, a reposição hormonal é uma opção de tratamento; no entanto, não é adequada para todas as mulheres, especialmente aquelas com contraindicações, como pacientes em tratamento ou recuperadas de câncer.
Como alternativa à reposição hormonal, o uso de laser íntimo tem se mostrado eficaz. Esse tratamento estimula a produção de colágeno, melhorando a elasticidade e lubrificação vaginal, além de aumentar a resistência a infecções. Os benefícios incluem a redução de sintomas como ardência, fissuras, ressecamento e flacidez, contribuindo para uma vida sexual mais satisfatória na maturidade.
O cuidado com a saúde deve estar presente em todos os aspectos da vida das pessoas idosas, sejam no âmbito físico, emocional, social e sexual. Neste contexto, a assistência domiciliar surge como uma solução eficaz e humanizada, permitindo que o cuidado integral seja mantido e até ampliado, por meio de uma equipe multidisciplinar. Indo desde médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais, todos prontos para oferecer um acompanhamento próximo, contínuo e personalizado, respeitando as individualidades de cada idoso e promovendo bem-estar em todos os sentidos.
Saiba mais no link abaixo: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2022/01/02/interna_bem_viver,1334395/vida-sexual-saudavel-na-maturidade.shtml#google_vignette
Comments