top of page

O estresse acelera a idade biológica?

  • Foto do escritor: Grupo Acolher e Cuidar Franchising
    Grupo Acolher e Cuidar Franchising
  • 14 de mai.
  • 1 min de leitura



Um estudo conduzido por pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, publicado na revista Cell Metabolism, revelou que o estresse agudo pode aumentar temporariamente a idade biológica, termo  utilizado como um indicador da saúde celular e tecidual.


A matéria publicada no site da CNN Brasil  mostra que a pesquisa analisou dados de pacientes submetidos a cirurgias de emergência, mulheres grávidas e indivíduos com casos graves de Covid-19. Utilizando "relógios biológicos" baseados em alterações moleculares no DNA, os cientistas observaram que eventos estressantes, como cirurgias de quadril, gravidez e internações em UTI, elevaram a idade biológica dos participantes. No entanto, esses aumentos foram revertidos após a recuperação, especialmente entre mulheres.


O principal autor do estudo, Jesse Poganik, destacou que a idade biológica é mais dinâmica do que se pensava anteriormente, podendo diminuir com a redução do estresse. Essa descoberta abre caminho para o desenvolvimento de intervenções que promovam a recuperação do estresse e potencialmente retardam o envelhecimento.


Contar com cuidadores e profissionais da equipe multiprofissional em casa, como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, pode promover um cuidado contínuo, humanizado e personalizado dentro do lar. Esses profissionais atuam como agentes diretos na promoção da saúde, aliviando o estresse ocasionado pela perda de autonomia, rotina diária ou sentimento de abandono, garantindo um suporte físco e emocional no dia a dia.




 
 
 

Comments


2022 © Grupo Acolher e Cuidar. Todos os Direitos Reservados.​​

bottom of page