
Pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL) da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo minicérebros em laboratório para investigar os mecanismos que promovem um envelhecimento saudável. O estudo envolve a coleta de amostras de sangue de indivíduos centenários saudáveis, visando identificar genes que protegem contra doenças comuns no envelhecimento, como demências e perda muscular.
Essas amostras são reprogramadas em células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), que, por sua vez, são utilizadas para criar organoides cerebrais, conhecidos como minicérebros. Esses modelos tridimensionais replicam aspectos das funções e da organização do cérebro humano, permitindo o estudo de processos neurodegenerativos associados a doenças como Alzheimer e Parkinson.
A pesquisa busca compreender como fatores genéticos contribuem para a longevidade e a manutenção da saúde cognitiva em idades avançadas.
Atualmente, já foram coletadas amostras de 75 centenários, e a busca por novos voluntários continua. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os fatores que permitem a algumas pessoas atingirem idades avançadas com boa saúde, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias que promovam um envelhecimento saudável na população em geral.
Com o avanço das novas tecnologias na área da saúde, a presença de profissionais de diferentes especialidades é essencial para oferecer um atendimento integral ao paciente. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos desempenham papeis complementares, garantindo um suporte completo em todas as fases da vida, principalmente na terceira idade. No entanto, nenhuma tecnologia substitui o olhar humanizado e a interação direta com o paciente.
Dessa forma, é imprescindível que tanto os avanços científicos quanto a equipe multiprofissional caminhem juntos para proporcionar mais qualidade de vida à população idosa, promovendo um envelhecimento ativo, autônomo e com o máximo de bem-estar possível e um cuidado humanizado, disponíveis em nossa rede.
Saiba mais na matéria abaixo: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisadores-criam-minicerebros-para-investigar-envelhecimento-saudavel/
Comments